O governador Fernando Pimentel entregou na última sexta-feira (3/2), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o segundo lote de um total de 448 instrumentos musicais destinados a 85 bandas de 74 municípios mineiros. Foram distribuídos 265 instrumentos para 48 corporações musicais de 43 cidades, completando a entrega realizada, na última quinta-feira (2/2), em Barra Longa, Território Caparaó, de outros 183 instrumentos, para 37 corporações de 31 municípios.
A entrega dos instrumentos faz parte do programa Bandas de Minas, realizado pelo governo do estado por meio da Secretaria de Cultura e pela Codemig. O líder de governo na Assembleia, deputado Durval Ângelo, participou da cerimônia em Belo Horizonte e parabenizou o governo pelo programa. “Os instrumentos entregues são de altíssima qualidade e contribuem para a manutenção e aperfeiçoamento dos conjuntos. O programa  incentiva e valoriza um dos principais elementos da identidade cultura mineira”, destacou o parlamentar.

O governador Fernando Pimentel destacou a tradição do programa no estado. “Nós temos que fazer justiça e dizer que este é um programa já antigo em Minas Gerais. Eu me lembro do ex-governador Hélio Garcia, neste Palácio, fazendo entrega de instrumentos. É uma política pública adequada, bem orientada, que vem sendo mantida por sucessivos governadores ao longo da história. É por isso que as bandas de música se mantêm, se sustentam. O governo do Estado está dando apoio a elas ainda que de forma singela, mas é uma forma importante”, afirmou. “A coisa mais difícil para a banda de música, às vezes, é justamente a aquisição de instrumentos. Custam caro, não são fáceis de adquirir. Pode parecer um apoio pequeno, mas na verdade é um apoio muito importante”, acrescentou.

Pimentel ressaltou que o investimento do Estado em bandas musicais valoriza a cultura mineira. Hoje, são 691 registradas em Minas Gerais. “A alegria de dar esse apoio é que, na verdade, nós estamos incentivando a boa cultura mineira. Minas Gerais é um Estado de uma tradição musical muito forte e é nas bandas de música do interior do Estado que surgem os nossos melhores instrumentistas, os nossos melhores músicos e muito compositores também”, disse.

Dentre os instrumentos entregues na cerimônia desta sexta-feira, estão trompas, clarinetes, flautas, saxofones, trompetes, trombones, bombardinos, bombardões, pratos, surdos e bumbos. A ação se refere ao Edital de 2015 do Programa Bandas de Minas.

Receberam os instrumentos bandas dos municípios de Mutum, Ouro Preto, Rio Doce, Vermelho Novo, Carbonita, Diamantina, Visconde do Rio Doce, entre outros.