Um antigo sonho da população de Contagem se tornou realidade. Trata-se das novas instalações do Fórum Doutor Pedro Aleixo, inauguradas na última quarta feria (06/06) durante solenidade na cidade, que contou com a participação do líder de governo na Assembleia, deputado estadual Durval Ângelo (PT).

O prédio situado na avenida Maria da Glória Rocha, 425, Centro, tem quase 22 mil m² de área construída, em lote de 40 mil m², doado ao TJMG em 2013. Com capacidade para abrigar até 49 varas judiciais, mais o Juizado Especial, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e dois salões do júri, o edifício teve custo aproximado de R$ 45,5 milhões. Os recursos são exclusivamente do Poder Judiciário.

O novo prédio do Fórum é uma luta antiga do deputado Durval Ângelo. “Muito trabalhamos na Assembleia Legislativa para que o novo fórum se concretizasse, com audiências públicas, visitas, denúncias e encaminhamentos. Em 2013, cheguei a requerer que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) enviasse uma comissão para conhecer a situação do Fórum, considerado inadequado e insalubre. Entre os problemas da antiga dependência estavam a falta de ventilação, de segurança e de higiene sanitária”, destacou o parlamentar.

As novas instalações têm características sustentáveis, ampla acessibilidade e ar-condicionado automatizado, unificando todos os serviços oferecidos ao cidadão em um mesmo lugar.

“Esta é uma grande conquista para toda a população de Contagem. Em especial, é uma conquista dos servidores da Justiça e advogados que atuam no município e tanto lutaram não somente por infraestrutura e condições dignas de trabalho, mas para que os cidadãos e cidadãs da cidade tenham acesso a um serviço de qualidade, ao recorrerem à Justiça”, disse Durval Ângelo.