O programa desenvolvido por Portugal na atenção primária à saúde é, sem dúvida, um bom caminho para aprimorarmos o serviço de saúde pública em Minas Gerais. Para conhecer essa e outras experiências do sistema de saúde português, o líder do governo na Assembleia, deputado Durval Ângelo (PT), participa de diversas atividades em Lisboa, em Portugal. O parlamentar representa a Assembleia Legislativa, junto com uma delegação mineira, composta também por membros de outros poderes nas esferas estadual e federal.

A atividade atende a convite do Secretário de Estado da Saúde de Portugal, Manuel Delgado, feito quando participou, em Belo Horizonte, do Encontro Internacional Direito à Saúde, Cobertura Universal e Integralidade Possível, realizado em novembro do ano passado pela Assembleia Legislativa, em parceria com o Grupo Banco Mundial, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e o Ministério Público Estadual.

Na segunda-feira, a comitiva participou de reunião com o Secretário de Saúde de Portugal para discutir a realização de um seminário internacional Brasil/Portugal sobre descriminalização das drogas. Na terça-feira, eles se reuniram com o coordenador nacional de Cuidados de Saúde Primários, Henrique Botelho, que apresentou o funcionamento do sistema de atenção primária daquele país.

Já na quarta, a comitiva esteve em reunião com a presidente do Conselho Diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) português, Drª Marta Temido, e com o Vogal do Conselho Diretivo da ACSS, Dr.Ricardo Mestre. A comitiva também se reuniu com representantes do departamento de gestão e financiamento da Saúde da ACSS.