O governador Fernando Pimentel lançou na última terça-feira (5/6), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o aplicativo Alerta MG, uma ferramenta para fiscalizar o cumprimento de medidas protetivas e reforçar ações de segurança voltadas para as mulheres mineiras. Presente na cerimônia, o líder do governo na Assembleia, deputado Durval Ângelo (PT), parabenizou o governo pela iniciativa.

“É uma importante ferramenta que fortalecem as políticas voltadas para a proteção dos direitos das mulheres”, destacou o parlamentar.

O Alerta MG permitirá, por exemplo, que possíveis vítimas de violência procurem socorro rápido e seguro. A ferramenta possibilita a criação de uma rede privada de contatos para que a usuária possa, com apenas um clique, acionar as pessoas que ela mesma cadastrou quando vivenciar qualquer situação de risco ou perigo. O app envia um SMS para todos os contatos pré-indicados, anexando a localização georeferenciada e eventual texto redigido pela usuária.

Além disso, em alguns casos, o aplicativo possibilita a geração de um alerta em uma central de monitoramento com o imediato deslocamento das forças de segurança para o atendimento.

Na mesma cerimônia, o governador entregou 13 carros para municípios que têm Centros de Referência de Atendimentos às Mulheres, ação prevista no Plano Nacional e Estadual de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres. Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata mineira, foi um dos municípios que receberam o veículo.

Crédito da Foto: Marcelo Sant’Anna/Imprensa MG