Na última segunda-feira (28/09/15), a prefeita de Açucena Darcira de Souza Pereira foi homenageada, pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com a Ordem do Mérito Legislativo 2015. Foram homenageados 92 personalidades e entidades, que se destacaram pelos serviços prestados para a sociedade e que, por isso, merecem o reconhecimento da Casa.

A prefeita de Açucena foi indicada pelo deputado Durval Ângelo (PT) para receber a homenagem. “Para nós, é uma honra poder indicá-la como forma de agradecer pelos trabalhos prestados em benefício da população”, ressaltou o parlamentar.

“ É com alegria que recebo a comenda, é um reconhecimento da minha trajetória”, salientou a prefeita.

O mérito foi criado pela Resolução 2.778, de 1982. Todos os nomes indicados para receberem a medalha são validados pelos membros do Conselho da Ordem. Ela é dividida em três graus: Grande Mérito, Mérito Especial, e Mérito. Em 2015, o tema central da cerimônia foi “Rio São Francisco, Rio – Mar”, levando em conta o contexto atual da crise hídrica. O vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, foi agraciado com a insígnia no grau Grande Mérito.

O presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes, defendeu em seu pronunciamento um novo olhar para as ações que cuidem do Rio São Francisco e de toda a gestão da água no estado.

“Que cada um dos agraciados com a Ordem do Mérito Legislativo de Minas Gerais se inspire no Velho Chico, em seu poder de renovação e integração para que frutifique o mérito da solidariedade, da cidadania e da liberdade”, discursou Adalclever Lopes.

Também participaram da solenidade o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Pedro Bitencourt, o procurador-geral de Justiça do Estado, Carlos André Mariani Bittencourt, a defensora pública geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard, secretários de Estado, deputados federais e estaduais, vereadores, entre outros.